terça-feira, 7 de junho de 2011

Milagre das mãos...

"...ah, como fizestes arder, fulgir, com o milagre das suas mãos!
E é, ainda, a vida que transfigura das tuas mãos nodosas...
Essa chama de vida - que transcende a própria vida...
e que os anjos, um dia, chamarão de alma". Mário Quintana

Os calos, a vida, a alma, o milagre...Vêm das mãos.
O que minhas mãos estão construindo?
Minhas mãos já tiveram o calo do lápis, calos de violão, bolhas e cortes por cozinhar para as pessoas que amo.
Minhas mãos já aliviaram dores e tensões, já apertaram forte outras mãos, conhecidas e desconhecidas.
Já limitei às minhas mãos a vontade do abraço, abraçando em um aperto de mão.
Através das minhas mãos surgiram imagens; fotos que imortalizaram a alegria, uma pintura do Manacá de Tarsila, o traçado com o giz no asfalto para o tapete de Corpus Christi...
Minhas mãos escreveram e reescreveram tantas cartas, enviadas ou não.
Escreveram nomes na carteira do colégio, no box do banheiro, na capa do caderno, nas confissões do diário...
Minhas mãos cantaram tudo o que minha voz não pode cantar.
Afagaram e consolaram quando não havia palavras.
Se estenderam em caridade, mas nunca o suficiente...
Minhas mãos encontraram a perfeita união, uma com a outra formando o necessário para a oração.

Mas...

Minhas mãos são limitadas se não encontram outras mãos.
Outras mãos que dividem o carinho e a alegria da refeição e do lavar a louça na água gelada.
Que também me acarinham, tiram o peso que as vezes carrego nos ombros, que se unem com as minhas para cantar e orar.
Mãos que me sustentaram com seus calos, com seu amor e doação...
Mãos que apertaram as minhas e não imaginam a força que me transmitiram.
Apertos de mão que sei que também eram abraços...
E as Suas mãos, que me mantém fiel, filial e forte.

E hoje uno minhas mãos por todas as mãos que passaram em minha vida, mãos que se encontram com as minhas e também as que se encontrarão.
Não se esqueçam que por nossas mãos podem acontecer milagres, em nossas mãos cabem almas, nossa alma, cabem corações, cabe vida.

E em Suas mãos cabe minha pequenez e minha vontade, que é infinita.

Pe. José Kentenich



Um comentário:

  1. Deixa de ser perfeita, sempre fico com lágrimas nos olhos, FATO! ;)

    ResponderExcluir