quarta-feira, 6 de abril de 2011

Solidariedade de destinos!

"Si amo a una persona, amo a Dios en esa persona". José Kentenich

Quantas pessoas marcaram sua vida?
Os amigos do colégio, das brincadeiras de rua, colegas de faculdade e de trabalho, amigos que fizemos no ônibus, namorados, família...
Como é bom lembrar daqueles que deixaram um pouco de si em nossa história e assim construíram esse mosaico de impressões, sentimentos, lembranças e decisões que somos.
Gosto da frase "...a saudade é um lugar que só chega quem amou..."; mais que momentos, fases, etapas, ciclos e épocas, amamos as pessoas (e seus respectivos mosaicos).

Por que pessoas?
Fomos criados à imagem e semelhança de Deus, e o amor e a capacidade de amar é que nos une e assemelha. Se sou capaz de amar é porque experimentei o amor, porque sou amado, porque encontro uma centelha de Deus no outro, pois Ele é o Amor.

Nós também abrigamos esta centelha em nosso ser; é uma força que move, obriga...E obriga porque somos responsáveis pelo que cativamos! Chamamos carinhosamente esta feliz obrigação de solidariedade de destinos.

Essa mútua responsabilidade é o reconhecer o que representamos na vida das pessoas, reconhecer que Deus age em nós e por nós, através da capacidade de amar. Não falo de religiosidade, de abraçar desconhecidos ou dizer "te amo" para qualquer pessoa, mas de fortalecer vínculos, de doar-se, de ser instrumento, dar sentido à nossa existência.

Nietzsche diz que "quem tem por que viver, aguenta quase todo como".
E porque não viver por esta centelha de Deus que está no outro?
Viver pelo outro, ser todo o outro, exige. Afinal um mosaico não é um quebra-cabeças que formará uma imagem perfeita ao fim, mas uma coletânea de pequenos pedaços diferentes, quebrados, coloridos, imperfeitos e que unidos se assemelharão à imagem idealizada.
Assim como nós, com nossos pedacinhos imperfeitos nos assemelhamos a Deus.

2 comentários:

  1. meus pedacinhos encontram sempre seus pedacinhos e vice-versa. é bom sentir esta solidariedade entre os nossos destinos!

    ResponderExcluir