domingo, 10 de abril de 2011

Vive quem ousadamente vive!

"Seja qual for seu sonho, comece. Ousadia tem genialidade, poder e magia". Goethe

A palavra ousadia em um primeiro momento pode soar negativamente aos ouvidos, sua origem do latim audere carrega o sentido de atrevimento ou audácia, algo inconseqüente.

Há alguns anos tenho explorado a ousadia; em 2008 pedi que traduzissem "santa ousadia" para o latim e a tradutora (muito sábia) aconselhou que ao invés de sancta audere eu adotasse sancta magni animi, termo que remete à grande alma.

Por que ousar?
Particularmente, atribuo à palavra ousadia outras três: coragem, confiança e atitude positiva (lembrando que palavras sem gestos não edificam).
Só a coragem não basta; coragem carrega um pouco de orgulho, de auto-suficiência, remar o barco sozinho o fará girar em torno de si.
Só confiança não basta; neste caso falo de confiar no outro, viver traz responsabilidades e se estamos em dois no barco e apenas um rema, não há confiança que mude o cenário do remador corajoso, navegaremos em círculos.
Só atitude positiva não basta; o mar sozinho pode te levar a algum lugar, mas não ao seu destino (seu objetivo, seu ideal).

O remador ousado é corajoso, sabe onde quer chegar e continuamente se prepara para alcançar seu destino. Sabe que não está só, confia no outro e isso o motiva; ele sabe onde quer chegar, mas também tem a responsabilidade de levar alguém. O remador é convicto de que escolheu o melhor momento para navegar, ele conhece o mar e o mar o conhece; o mar pode surpreendê-lo com algumas tempestades, mas o remador ousado sabe que logo virão bons tempos, acredita na vitória.

Que tipo de remador sou?
O mar é a vida.
O destino são nossos sonhos, nossos objetivos. Trabalhamos arduamente para conquistar nossos ideais ou são apenas idéias vagas, palavras bonitas?
O outro remador são as pessoas que fazem parte de nossa vida, que temos a responsabilidade de conduzir e deixar-nos conduzir. O outro remador também é Deus; Ele também quer remar! Sou orgulhoso e quero conduzir minha vida sozinho ou permito que Deus também a conduza?
É importante ter convicção ao tomar decisões em nossas vidas. O melhor momento implica em esperar as vezes, e esperar também é transformar sonhos em realidade. Conhecer o mar é conhecer a vida, observar, experimentar... O interior reflete no exterior (e vice-versa)  e qualquer manifestação de vida interfere ou é fruto do que acontece no macro universo e no micro universo.
A prova de fogo da ousadia é nos momentos de dificuldades, onde a atitude positiva é essencial. Reclamar, resmungar, colocar a culpa no outro ou na vida nunca resolveram problemas; essa atitude positiva também chamamos de fé, alegria de viver e até good vibes.
O mar acalma, a vida muda, como aproveitamos nosso tempo?

Grandes almas ousam e suportam as conseqüências.
Sempre lembro da passagem bíblica de Verônica, que ao ver Jesus caído foi ao seu encontro para enxugar seu rosto. Uma mulher, um lenço e a santa ousadia. Ela era mulher, não tinha direitos, estava ajudando um condenado, burlou os guardas... Porque se ele iria morrer? Ela sabia que precisava fazer aquilo, criou coragem, confiou, sobretudo porque mesmo sem ter consciência sentia que depois da tempestade viria a calmaria. A recompensa ficou estampada no lenço, ali Verônica entendeu que o ideal de sua vida se cumpriu naquele momento.

O amor motiva a viver ousadamente, o amor é a força que move o mundo.


3 comentários:

  1. Ah querida ... ousadia sempre ...

    Eu arrisco dizer que sua santa ousadia, no termo em latim ainda mais correto, começou bem antes de 2008 ... talvez explicitamente nesse ano, mas internamente você já vinha sendo preparada bem antes disso ...

    Continue assim ... me reconheço muito em você...

    Beijo querida!

    ResponderExcluir
  2. Seus comentários são mais arte que meus posts!
    Nos reconhecemos, né? Somos pequenos pedaços imperfeitos...Do mesmo todo! Beijo amada!

    ResponderExcluir